Aliança entre Coreia do Norte e Rússia Eleva Tensão nas Coreias e Muda Cenário Global
As tensões entre as Coreias se intensificaram recentemente com a confirmação do envio de tropas norte-coreanas para apoiar a Rússia na guerra na Ucrânia. Segundo informações do governo sul-coreano e dos Estados Unidos, cerca de 10.000 soldados norte-coreanos estão na Rússia, muitos treinados para atuar em funções de combate próximas ao front ucraniano
Essa aliança entre Pyongyang e Moscou representa uma ameaça não apenas para a Europa, mas também para a segurança na Ásia.
Esse apoio militar de Pyongyang a Moscou é visto como uma tentativa de consolidar sua aliança estratégica com a Rússia e desafiar o papel dos EUA e da Coreia do Sul na região. O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, sinalizou que seu país pode rever sua postura de não enviar armas letais diretamente à Ucrânia, como resposta ao envolvimento norte-coreano no conflito europeu.
Contexto Histórico
As tensões entre as Coreias começaram após a divisão da península ao final da Segunda Guerra Mundial, com a ocupação da parte norte pela União Soviética e do sul pelos EUA. Em 1950, a Guerra da Coreia iniciou-se com uma invasão do Norte ao Sul, resultando em um conflito que terminou em 1953 sem um tratado de paz, mas com um armistício. Desde então, as Coreias vivem em um estado técnico de guerra, agravado pelo desenvolvimento nuclear da Coreia do Norte.
A presença norte-coreana na guerra da Ucrânia é vista como um agravante no equilíbrio de poder da Ásia-Pacífico, levando a Coreia do Sul e seus aliados a revisarem suas estratégias de defesa e cooperação militar.
Fontes:
Share this content:
Publicar comentário